FASES DA OBRA
- Fernando Ferreira
- 27 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2019
Série de dicas para antes e depois de começar a construir ou reformar, toda semana um assunto novo para desmistificar todo o processo de execução desde a concepção do projeto até sua finalização.
Boa leitura

Projetos executivos:
Projetos arquitetônicos.
Após a fase de estudos e discussões, estes passam a ser materializados, onde recebem as dimensões dos ambientes (cotas), localização e dimensionamento de esquadrias, níveis de piso, altura do teto (pé direito), e todas as especificações necessárias para a perfeita execução em campo do que foi projetado.
Os projetos de arquitetura também servem de base para a execução dos demais projetos (fundação, estruturais, infraestruturas, etc.), para que estes sejam realizados sem conflitar uns com os outros, não causando atrasos, alterações estéticas durante a execução da obra e/ou prejuízos ao cliente.
Os projetistas utilizam-se de diversas normas e regras de acordo com o tipo de obra e sua finalidade, como Normas ABNT, Código Sanitário, Plano Diretor, Leis de Zoneamento Urbano, etc.
É extremamente importante a execução do projeto, tanto juridicamente como tecnicamente, juridicamente implica em multas junto a órgãos fiscalizadores e impedimento de retirada de habite-se, alvarás de funcionamento, dentre outros. Tecnicamente, respaldam a execução dos demais projetos o orçamento correto e o planejamento de todas as fases de execução dos serviços.
Junto ao projeto é elaborado o Memorial Descritivo, com detalhes de execução os materiais, métodos e todas as informações que por ventura não são colocadas no projeto para que este não se torne poluído de informações, dificultando assim a sua leitura e interpretação.
Somente profissionais habilitados podem desenvolver projetos executivos, e estes devem ser acompanhado de documento de registro, ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por engenheiros devidamente cadastrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, emitida por Arquitetos reconhecidos pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Em caso de dúvidas entrem em contato conosco através do nosso e-mail: eng.deltatec@gmail.com.
Obrigado e boa obra.
Kommentarer